segunda-feira, 19 de janeiro de 2009



Mexendo nos meus arquivos encontrei um texto desenvolvido para o meu curso de moda bastante coerente com o nosso universo do vestuário, o texto baseado numa frase de Nietzsche chama atenção para função estamparia, área têxtil da moda que tem como função básica transferir imagens, símbolos e signos para tecidos. Imagens que quase sempre acabam por retratar uma época, um pensamento, anseios, mensagens ligadas diretamente aos pensamentos da sociedade.
O homem apesar de se comunicar através da fala, tem desde a origem do processo de comunicação, a necessidade semiótica da expressão cultural. E exatamente neste momento que diferente das palavras soltas ao vento, salvo as escritas, que o processo de estamparia eterniza tal ação. E ao comunicar-se através do símbolos e frases impressas faz-se necessário a prudência de transmitir suas ideias.
Nietzsche, numa frase sua, diz : “ Não há fatos eternos como não há verdades absolutas” e é nesta frase que podemos consolidar a prudência e responsabildade necessária no ato de se expressar através de estampas. Muitas da vezes eternizadas nas nossas indumentarias. Já que o processo de evolução faz desta frase uma regra natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário