segunda-feira, 29 de junho de 2009

Conforto Visual....



Em todos o meus anos de merchandiser nunca uma frase definiu tão bem o nosso papel no ponto de venda.... CONFORTO VISUAL !!!

Como quase sempre acontece numa montagem de loja, momento himpar para qualquer um que vivência uma ação de montagem. Horas são gastas entre debates e ações de trabalhos sendo refeitos de maneiras diferentes fazem deste período desgastante porem prazeroso uma das maneiras mais eficaz em formação e amadurecimento de profissionais da área. Bem, mas o que ocorreu foi que buscávamos mais uma solução para melhorar a exposição de um produto, entre cuidados com a garantia de uma volumetria adequada, um senso estético comum ouvi de uma colega de trabalho a seguinte orientação, tínhamos que decidir por determinada técnica para que chegássemos ao um conforto visual no qual o cliente não fosse bombardeado por uma grande confusão visual dentre tantas variedades de formas e cores. Preservando assim o mais importante momento do cliente, o prazer de compra.

Muitos podem definir como confortável o seu estado de espírito, a sua cituação financeira, sua relação amorosa, mas a verdade é que muitas vezes simples coisas podem alterar e influenciar em muito este estado. O Calor e o ruído po exemplo afeta o desempenho das pessoas, causa inquetação, perda de concentração. Por isso que sempre buscamos estimular e adequar todos os estimulantes dos sentidos no ponto de venda. A visão, como já citei em um dos meus textos, é responsável por mais de 80% pela impulsso de consumo, dentre todos os outros sentidos, e se são os olhos o caminho para esta comunicação entre varejista e consumidor, nada mais coerente do que a busca desta harmonia dentre tantos produtos no mix de uma loja, uma vez que nossos olhos receptores extremamente sensíveis e complexos que precisam de conforto para fincionarem de forma eficiente.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Brasil na liderança no mercado da Moda...


Um estudo da empresa de consultoria internacional A.T. Kearney aponta o Brasil como o mercado emergente mais atraente para varejistas de roupas pelo segundo ano consecutivo. De acordo com a consultoria, o Brasil lidera o ranking à frente de Romênia e China. O índice de vestuário da A.T. Kearney analisa o crescimento de mercado e indicadores de consumo para 30 países emergentes.O levantamento é elaborado a partir de indicadores de mercado para o setor como o total de vendas e importações de roupas, população total, população jovem e a presença de varejistas internacionais do setor de vestuário no país analisado.